segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Papa Bento XVI fala da dignidade da função civil


Bento XVI destacou a grande dignidade do trabalho nas administrações públicas, ao receber em audiência, na última sexta-feira, na Sala Clementina do Palácio Apostólico, os prefeitos de diversas regiões da Itália junto com o ministro do Interior, Roberto Maroni.
“A função civil é tão eminente e insigne que se reveste de um caráter quase sagrado; portanto, ela exige ser exercitada com grande dignidade e grande senso de responsabilidade”.
Citando Santo Ambrósio no seu comentário ao Evangelho de São Lucas, ele afirmou que “a instituição do poder civil deriva de Deus, e quem o exercita é também ministro de Deus”.
Citando o Compêndio da Doutrina Social da Igreja, ele indicou que “o papel de quem trabalha na administração pública não é impessoal e burocrático, e sim uma ajuda ao cidadão, exercitada com espírito de serviço”.
“Não se desanimem com as dificuldades e incompreensões. Estejam sempre prontos para tratar as questões com grande senso de dever e prudência, sem desprezar o obséquio da verdade e a valentia da defesa dos bens supremos”.
Também destacou que os valores cristãos “dão novo vigor e novo esplendor à obra de quem se compromete na vida pública”.

Fonte: Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário